Além do sabor: conheça as substâncias psicoativas do chocolate que fazem bem - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Além do sabor: conheça as substâncias psicoativas do chocolate que fazem bem

Além do sabor: conheça as substâncias psicoativas do chocolate que fazem bem

Chocolate ao leite, branco, meio amargo, amargo (70% de cacau), diet, orgânico, em pó, com crocante, pedaços de frutas, brigadeiro, enfim, são inúmeras as opções de chocolate que o mercado oferece.

Difícil mesmo é resistir a essas delícias em seus mais variados sabores. Além de saborosos, estudos apontam que o chocolate possui sete substâncias psicoativas benéficas que agem no sistema nervoso central é o que afirma a psicóloga do Hapvida em João Pessoa, Joyce Pontes, sobre o último dia 7, data que se comemora o Dia Mundial do Chocolate.

“Essas substâncias ocasionam sensação de prazer, bem estar, relaxamento, melhora o humor, entre outros. Por isso, muitas mulheres na TPM acabam sentindo uma necessidade maior e consomem o produto em maiores quantidades neste período, devido à alteração dos hormônios”, esclarece a psicóloga.

Entre as substâncias psicoativas presentes no chocolate estão a anandamida, um neurotransmissor cujo nome vem do sânscrito – “ananda”, que significa “alegria, felicidade, prazer”.

Ele também contém tiramina e feniletilamina, ambas com efeitos semelhantes às anfetaminas. Além disso, também há pequenos vestígios de teobromina e cafeína, conhecidos estimulantes. Mas, embora o chocolate contenha essas substâncias, sabe-se que são apenas alguns traços.

Diante desses fatores, a especialista explica que o chocolate pode tornar as pessoas dependentes e a falta dele em alguém que está viciado é capaz de ocasionar mal estar, podendo ser até comparado com o vício em uma droga qualquer, por isso a orientação é substituir o chocolate tradicional pelo chocolate amargo, já que esse, por sua vez,conforme explicou, possui açúcar em menor quantidade.

A psicóloga alerta, porém que, ao observar que o consumo de chocolate está em excesso e que isso está provocando prejuízos para sua vida e que não consegue administrar essa situação sozinho, é chegada a hora de contar com a ajuda da terapia, para identificar o que o levou a esta compulsão.

Apesar de existir pessoas que comem bastante chocolate não quer dizer que estas sejam viciadas.

“O vício é caracterizado pelos indivíduos que não conseguem viver sem, saindo de casa altas horas da noite para comprá-lo, comendo escondido e, até mesmo, não querendo dividir com ninguém, ou seja, de forma compulsiva”, explica e alerta “tudo que é consumido em excesso acaba nos fazendo mal, com o chocolate não é diferente. Além da possibilidade do vício o consumo excessivo do açúcar e gordura presente no chocolate pode ocasionar sobrepeso, obesidade e diabetes”, conclui. Fonte: paraiba Online

Deixe seu comentário para Além do sabor: conheça as substâncias psicoativas do chocolate que fazem bem

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos