Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Após orientação de estudante, agricultor multiplica colheita de cacau

Após orientação de estudante, agricultor multiplica colheita de cacau
  • 01
  • ★★★★★

No sítio Rangel, na zona rural de Valença, Baixo Sul da Bahia, o agricultor Cosme Rangel Mota já está colhendo 204 arrobas de cacau por hectare. Esta é uma marca histórica para o cultivo do cacau sem irrigação, e a pleno sol.
A produção começou a aumentar depois que o vizinho de Cosme, o estudante de Agronomia da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Tales Amauri Rocha, de 24 anos, fez uma proposta ao agricultor em 2014.
A estratégia envolveu um conjunto de técnicas de melhoria da qualidade do pomar, desde a forma de nutrir o solo, a adubação, a poda, até mudanças no período do ano em que seriam feitas as principais intervenções nas árvores.
O pomar fica numa região onde o solo geralmente tem alta saturação de alumínio. Por isso, a primeira ação envolveu a correção de solo. “O alumínio impede o crescimento da raiz, depois do tratamento de solo com gesso e o fortalecimento da raiz, conseguimos que a planta suportasse mais o verão. Ela conseguiu captar mais água em maiores profundidades, abaixo de 60 centímetros”, explica o estudante Tales Amauri Rocha. Fonte: Mídia Bahia

Deixe seu comentário para Após orientação de estudante, agricultor multiplica colheita de cacau

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de jaison luis anacleto

Aí Tales vc tá no caminho certo, cacau não precisa de sombra e sim de sol ,água ,adubo e bons cuidados. Sou 1º produtor de cacau comercial no semi árido, aqui em Bom Jesus da Lapa, sudoeste da Bahia . Comecei cultivar cacau nesse sistema em 2006 e também estou com uma boa produtividade.

★★★★★ Em 13-09-2018 às 19-17h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Alta no custo dos insumos e demanda menor do que a esperada fazem com que PIB do agronegócio recue até...

Publicidade

Vídeos

Vídeos