BA: plano para aumentar produção de cacau vai beneficiar 114 municípios

- 12
- ★★★★
As ações estratégicas que têm o objetivo de elevar, em cinco anos, a produção baiana de cacau, elaboradas pelo Governo do Estado, serão destinadas a agricultores de 114 municípios, localizados nos territórios de identidade da Bahia: Litoral Sul, Médio Rio das Contas e Baixo Sul.
O Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018 – 2022 inclui regularização fundiária e ambiental, difusão tecnológica, assistência técnica e extensão rural (ATER), formação, capacitação, educação, gestão e empreendedorismo, infraestrutura rural, acesso ao crédito rural, até agregação de valor e comercialização da produção.
O lançamento do projeto será nesta quinta-feira (8), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Km 22 da Rodovia Ilhéus/Itabuna.
Integram o plano as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Resposta de Dorcas Guimarães Espírito Santo
Me perdoem a franqueza, mas, vejo isso como a continuação do aparelhamento do estado, pelo petismo-Comunista Caviar (PCC). que não quer "largar o osso", e acha que vai ficar eternamente enganando o cacauicultor; esse tal plano operacional só interessa ao PT, aos Sem Terra, na reportagem já se diz tudo, Terra a Vista, mas, é a terra dos outros, terra invadida. será que ainda não se tocaram que as coisas mudaram? Vão enganar e caçar terra alheia na casa do caral..
★★★★★ Em 09-11-2018 às 18-38h Responder 5Resposta de Dorcas Guimarães Espírito Santo
Me perdoem a franqueza, mas, vejo isso como a continuação do aparelhamento do estado, pelo petismo-Comunista Caviar (PCC). que não quer "largar o osso", e acha que vai ficar eternamente enganando o cacauicultor; esse tal plano operacional só interessa ao PT, aos Sem Terra, na reportagem já se diz tudo, Terra a Vista, mas, é a terra dos outros, terra invadida. será que ainda não se tocaram que as coisas mudaram? Vão enganar e caçar terra alheia na casa do...
★★★★★ Em 08-11-2018 às 21-45h Responder 5Resposta de Dorças Espírito Santo
Já deixei o. meu comentario e não postaram, aqui, não sei porque..
★★★★★ Em 08-11-2018 às 15-37h Responder 5Resposta de Pedro Viana
Balela, tem pessoas que ainda acha q existe gente besta. Eleição acabou! Acorda tropa gente isso nunca vai acontecer.
★★★★★ Em 07-11-2018 às 17-02h Responder 5Resposta de Demétrio Souza D'Eça
Quais os 114 municípios?
★★★★ Em 07-11-2018 às 16-14h Responder 5Resposta de Marial ucia dantos
Gostaria de saber se produtor pode participar e qual o horário de inicio e fim do evento. Grata Faz. Boavista
★★★★★ Em 07-11-2018 às 14-31h Responder 5Resposta de RONALDO CEZAR MONTEIRO TORRES
Bom dia. Gostaria de saber se esse plano para aumentar a produção de cacau consiste em que? E se abrange o Município de Belmonte?
★★★★★ Em 07-11-2018 às 09-49h Responder 5Resposta de Pablo santana
Gostaria de saber se o município de santa luzia vai fazer parte desse plano.
★★★★★ Em 07-11-2018 às 08-56h Responder 5Resposta de Pablo santana
Bom incentivo para a região e isso q precisamos para q o produtor de cacau volte até esperesperança
★★★★★ Em 07-11-2018 às 08-54h Responder 5Resposta de Marcos Carvalho
Gostaria de saber se haverá distribuição gratuita de mudas para plantil e replantio.
★★★★★ Em 07-11-2018 às 08-36h Responder 5Resposta de Antonio Carlos Correia de souza
Quis dizer cacauicultores
★★★★★ Em 06-11-2018 às 17-08h Responder 5Resposta de Antonio Carlos Correia de souza
Por motivo de saúde, não irei participar desse evento. Sou um remanescente da atividade cacaurira em Itamaraju,isto por entender esta cultura como uma atividade perfeita do ponto de vista : social,ecológica e econômica.Considero como a maior praga ameaçadora do dizimamento dos remanescentes dessa secular atividade chama-se " descaso público". Tenho 50ha em cacau, destes 30 estão clonados e já em França produção todo realizado com um sacrifício enorme com recursos próprios. Pois,com o advento da vassoura de bruxa ,contrair um empréstimo de R$ 6000,00(seis mil reais), hoje transformado no PESA,que denomino de"PESO" UMA vez que , por uma quantia tão insignificante mesmo na época encontro-me sem direito ao crédito pois tenho atualmente duas parcelas em atraso.portanto inadimplente e com um imóvel de 160ha penhorado por uma dívida pequena e injusta diante da catástrofe que foram os pacotes tecnológicos sugeridos e empregados à época do financiamento. Este relato acima,é a imagem geral dos cafeicultores baianos,acredito eu! Portanto, espero que teremos que desatarmos esse "NO" para que qualquer outro projeto para esta lavoura seja alcançado, principalmente num período de tempo tão curto(5anos) . Bom encontro. Obrigado.
★★★★★ Em 06-11-2018 às 17-06h Responder 5