Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Chocolate branco é chocolate ou não é ?

Chocolate branco é chocolate ou não é ?
  • 01
  • ★★★★★

Existe uma certa polêmica sobre o chocolate branco, se ele é ou não chocolate. O cacau é o fruto usado na fabricação dos chocolates. Em uma das etapas de produção, duas partes dele são separadas:

a massa de cacau (ou pasta): material de cor escura que dá o sabor ao chocolate e contém diversos nutrientes, entre eles os flavonóides e anti-oxidantes que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.
a manteiga de cacau: material de cor clara que é simplesmente uma gordura vegetal (97% triglicerídeos e o restante ácidos graxos).
O chocolate branco é feito de manteiga de cacau e açúcar. Muitos consideram que, por não conter massa de cacau, o chocolate branco não é chocolate. E não está errado, afinal de contas, o que dá o sabor do chocolate não é a manteiga, é a massa!

Por outro lado, em média, 53% do grão de cacau é manteiga de cacau, então, se mais da metade do cacau é manteiga, também estão certos aqueles que acham que o chocolate branco feito só com ela é chocolate.

É ou não é chocolate?
Então vamos tirar a dúvida nas leis:

Conforme a ANVISA, Resolução RDC nº 264, de 22/09/2005:

“Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “

“Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “

Portanto, oficialmente, chocolate branco é chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau.

A qualidade dos chocolates brancos
Os grãos de cacau, assim como as uvas dos vinhos, podem variar em qualidade, sabor, aroma e textura dependendo da variedade (que pode ser Criollo, Forasteiro ou Trinitário), do clima (temperatura, umidade, etc) e das características solo em que é feito o cultivo. A qualidade da manteiga de cacau também é afetada por estas variações.

A manteiga de cacau tem cor amarelo bem claro (como marfim), não é branco “neve”. Portanto o chocolate branco não pode ser branco. Se for, não é de boa qualidade.

Para saber se o chocolate branco é de qualidade, leia os ingredientes no rótulo. A manteiga de cacau é uma gordura nobre e cara, por isso alguns fabricantes a substituem por outras gorduras mais baratas. O bom chocolate não tem outra fonte de gordura que não seja manteiga de cacau (exceto nos bombons recheados, pois a gordura pode estar no recheio e não no chocolate que o recobre).

Conclusão:
Pela lei brasileira, chocolate branco é chocolate. Pelo sabor, chocolate branco não é chocolate, é outro doce. Fonte: Chocolatras Online 

Deixe seu comentário para Chocolate branco é chocolate ou não é ?

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Marília dos Santos Abrita

Se é chocolate ou não o importante é que também é apreciado por muitos! Eu gosto é não abro mão!

★★★★★ Em 28-09-2017 às 10-07h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos