Chocolate branco é chocolate ou não é ? - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Chocolate branco é chocolate ou não é ?

Chocolate branco é chocolate ou não é ?
  • 21
  • ★★★★

Existe uma certa polêmica sobre o chocolate branco, se ele é ou não chocolate. O cacau é o fruto usado na fabricação dos chocolates. Em uma das etapas de produção, duas partes dele são separadas:

a massa de cacau (ou pasta): material de cor escura que dá o sabor ao chocolate e contém diversos nutrientes, entre eles os flavonóides e anti-oxidantes que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.
a manteiga de cacau: material de cor clara que é simplesmente uma gordura vegetal (97% triglicerídeos e o restante ácidos graxos).
O chocolate branco é feito de manteiga de cacau e açúcar. Muitos consideram que, por não conter massa de cacau, o chocolate branco não é chocolate. E não está errado, afinal de contas, o que dá o sabor do chocolate não é a manteiga, é a massa!

Por outro lado, em média, 53% do grão de cacau é manteiga de cacau, então, se mais da metade do cacau é manteiga, também estão certos aqueles que acham que o chocolate branco feito só com ela é chocolate.

É ou não é chocolate?
Então vamos tirar a dúvida nas leis:

Conforme a ANVISA, Resolução RDC nº 264, de 22/09/2005:

“Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “

“Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “

Portanto, oficialmente, chocolate branco é chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau.

A qualidade dos chocolates brancos
Os grãos de cacau, assim como as uvas dos vinhos, podem variar em qualidade, sabor, aroma e textura dependendo da variedade (que pode ser Criollo, Forasteiro ou Trinitário), do clima (temperatura, umidade, etc) e das características solo em que é feito o cultivo. A qualidade da manteiga de cacau também é afetada por estas variações.

A manteiga de cacau tem cor amarelo bem claro (como marfim), não é branco “neve”. Portanto o chocolate branco não pode ser branco. Se for, não é de boa qualidade.

Para saber se o chocolate branco é de qualidade, leia os ingredientes no rótulo. A manteiga de cacau é uma gordura nobre e cara, por isso alguns fabricantes a substituem por outras gorduras mais baratas. O bom chocolate não tem outra fonte de gordura que não seja manteiga de cacau (exceto nos bombons recheados, pois a gordura pode estar no recheio e não no chocolate que o recobre).

Conclusão:
Pela lei brasileira, chocolate branco é chocolate. Pelo sabor, chocolate branco não é chocolate, é outro doce. Fonte: Chocolatras Online 

Deixe seu comentário para Chocolate branco é chocolate ou não é ?

Já temos 21 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de COSME SOARES CORDEIRO

Como no Brasil só tem lei que nao vale nada Nao é chocolate

★★★★★ Em 09-08-2019 às 21-51h Responder 5

Resposta de ju

A manteiga de cacau é 97% triglicerídeos e o restante ácidos graxos.. `Portanto é perigoso pra saúde. O chocolate escuro e contém diversos nutrientes, entre eles os flavonoides e anti-oxidantes que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares. Portanto faz bem pra saúde. Ficar brigando pra saber se chocolate branco é chocolate...é perder tempo e perder saúde... Simples!

★★★★★ Em 02-08-2019 às 15-18h Responder 5

Resposta de Lucas

É chocolate sim

★★★★★ Em 06-07-2019 às 00-18h Responder 5

Resposta de João Marcos

Nossa, o pessoal revoltado nos comentários é muito bizarro o.o Gente, deixa eu explicar uma coisa: a manteiga de cacau é o principal ingrediente do chocolate, isso segundo as leis, veja: Você pode produzir um chocolate extremamente amargo, com uma quantidade enorme de cacau em pó, se a gordura não for a manteiga de cacau ele não pode ser chamado de chocolate, ele é chamado de cobertura sabor chocolate, tablete sabor chocolate, etc, mas nunca chocolate. E é certo que seja assim porque a manteiga de cacau carrega boa parte do que conhecemos como aroma de chocolate, basta cheirar ou provar uma manteiga de cacau pura não refinada nem desodorizada para constatar. Ou então, basta comparar o aroma e sabor de uma cobertura sabor chocolate amargo com o chocolate amargo nobre, não há motivos para brigas.

★★★★ Em 08-03-2019 às 09-45h Responder 5

Resposta de José Antônio

Então tá. A gordura do porco pode ser considerada carne de porco.

★★★★★ Em 01-03-2019 às 13-43h Responder 5

Resposta de João Marcos

A gordura do porco e a carne do porco vem do porco. Assim como o cacau em pó e a manteiga de cacau vem do cacau.

★★★★★ Em 08-03-2019 às 09-51h Responder

Resposta de COSME SOARES CORDEIRO

Boa

★★★★★ Em 09-08-2019 às 21-52h Responder

Resposta de Mirelle

É chocolate e ponto final

★★★★★ Em 22-01-2019 às 11-42h Responder 5

Resposta de Renata tiburcio

Olha....se é ou não! Adoro

★★★★★ Em 30-12-2018 às 22-07h Responder 5

Resposta de Antônio das Chagas

Hahahahaha, por que esse pessoal revoltado nos comentários? Você considera chocolate se deriva do cacau, correto? E o principal ingrediente do chocolate branco DERIVA do cacau, correto? Então não tem mistério, crianças. Parem de chorar só porque vocês perderam a discussão e vão comer uns chocolates "brancos" rs

★★★★★ Em 28-12-2018 às 12-18h Responder 5

Resposta de Daiane

Não gostei mesmo.

Em 25-11-2018 às 15-20h Responder 5

Resposta de Lucinalva da Silva Santos de Araújo

Ele não é chocolate apenas uma estratégia para usar a banha do cacau usando às pessoas mal informadas a fazer uso dessa banha obrigada

★★★★★ Em 21-11-2018 às 11-17h Responder 5

Resposta de João Marcos

Mas as pessoas que querem desinformar as outras são as que propagam mentiras como essas que afirmam que chocolate branco não é chocolate.

★★★★★ Em 08-03-2019 às 09-50h Responder

Resposta de COSME SOARES CORDEIRO

Mas será que é banha de cacau que isam mesm?

★★★★★ Em 09-08-2019 às 21-53h Responder

Resposta de Vanda brito

Manteiga de cacau é uma gordura boa certo? Então tá tudo bem!!!

★★★★★ Em 12-09-2018 às 11-36h Responder 5

Resposta de Anna Luísa

Não é chocolate, e só uma invenção para poder reaproveitar a gordura do cacau e chamar aquilo de ''chocolate'' mesmo que não seja.

★★★ Em 03-07-2018 às 14-49h Responder 5

Resposta de João Marcos

Qualquer chocolate é rico em manteiga de cacau, mesmo os amargos.

★★★★★ Em 08-03-2019 às 09-50h Responder

Resposta de Nilton CRuz

Como sempre as leis brasileiras criadas por mentirosos de plantão afirma uma inverdade. Chocolate tem que ter cacau, para ter somente a manteiga e um doce de procedência, mas não e chocolate.

★★★★★ Em 24-04-2018 às 08-19h Responder 5

Resposta de João Marcos

Mas cacau é uma fruta, tanto o cacau em pó quanto a manteiga de cacau vem do mesmo lugar. A lei serve justamente pra obrigar as indústrias a colocarem pelo menos 20% de cacau no chocolate branco.

★★★★★ Em 08-03-2019 às 09-49h Responder

Resposta de Marília dos Santos Abrita

Se é chocolate ou não o importante é que também é apreciado por muitos! Eu gosto é não abro mão!

★★★★★ Em 28-09-2017 às 10-07h Responder 5

Resposta de Juliane

Também acho o Chocolate bom

★★★ Em 21-11-2018 às 13-03h Responder
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos