Com crédito rural, produtores de cacau de Itaituba recebem caminhonetes para escoar a produção - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Com crédito rural, produtores de cacau de Itaituba recebem caminhonetes para escoar a produção

Com crédito rural, produtores de cacau de Itaituba recebem caminhonetes para escoar a produção
  • 01
  • ★★★★★

Atendidos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), dois agricultores de Itaituba, no oeste do estado, receberam veículos no total de mais de R$ 210 mil.

Os bens são vinculados a projetos de crédito rural elaborados pela Emater para a linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com liberação do Banco da Amazônia.

O produtor Deuzamiro Gomes, da Vicinal do Cacau, na Comunidade Monte Moriá, e o produtor João Borges, da Vicinal Norte-Sul, na Comunidade Santo Antônio, agora têm caminhonetes para escoar a colheita dos 5 hectares de cacau que cada um tem plantados. O volume costuma ser transportado por eles próprios para ser vendido em municípios vizinhos, como Rurópolis e Trairão.

“Uma das principais dificuldades dos agricultores familiares da região é a comercialização. Essas famílias tinham que pagar um frete caríssimo, o que impactava bastante na contabilidade do negócio. Na época das chuvas, que vai mais ou menos de novembro a março, o acesso às vicinais é bastante complicado. Os veículos são um instrumento que transforma a dinâmica da produção”, diz a técnica em agropecuária da Emater Mônica Escalona.

João Borges, inclusive, é beneficiário do Projeto Piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), do qual a Emater é executora em 40 municípios paraenses, com acompanhamento previsto até 2020, em termos de tecnologia e expansão.

Em Itaituba, participam 25 famílias das Comunidades Santo Antônio e Santa Teresinha. O Projeto Piloto está em fase de implantação das unidades de referência. O objetivo geral é que as bases socioeconômicas das Comunidades, proporcionalmente, sejam reconhecidas não apenas como tradição, mas também ampliadas como oportunidades de mercado.

Quanto a crédito rural, a Emater prevê a contratação em Itaituba de pelo menos mais R$ 1 milhão de crédito até o fim do ano, também da linha Mais Alimentos, desta vez pelo Banco do Brasil (BB). Fonte: Portal Cana

Deixe seu comentário para Com crédito rural, produtores de cacau de Itaituba recebem caminhonetes para escoar a produção

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de G Santos

Enquanto a CEPLAC estiver aqui , o sul da Bahia será POBRE

★★★★★ Em 14-08-2019 às 12-55h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos