Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Encontro de Cidades Criativas da Unesco destaca os sabores de Belém

Encontro de Cidades Criativas da Unesco destaca os sabores de Belém

Renomados chefs de cozinha internacionais vão mergulhar no universo da culinária, música, cultura e costumes da Amazônia durante o Encontro das Cidades Criativas da Unesco. A abertura do evento, na noite de terça-feira (8), no Palácio Antônio Lemos, em Belém, foi uma degustação da programação que segue até sábado (11) e inclui visitas à região das ilhas, workshop e um grande desafio entre cozinheiros na produção de pratos inusitados que têm como principal ingrediente as iguarias da Amazônia.
Autoridades do Estado e do município e representantes das 15 Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se reuniram na sede da Prefeitura de Belém num congraçamento de povos. A oficial de Projetos do Setor de Cultura da Unesco, Isabel de Paula, disse que a escolha da capital paraense como Cidade Criativa da Gastronomia é uma oportunidade de fortalecer a cultura e o desenvolvimento da região e mostrar ao mundo as riquezas da Amazônia. “Este belo evento mostra a diversidade cultural que o mundo precisa conhecer melhor para preservar”, pontuou.
O desafio entre produzir e preservar foi destacado pelo governador Simão Jatene, que enalteceu a gastronomia de Belém e do Pará como fruto da expressão de um povo. “Dou boas-vindas aos nossos visitantes e desejo que a estada de vocês por aqui seja produtiva. A Amazônia, que tem a condição de ser prestadora de serviços em escala planetária, deve também ser base material de vida digna para os que aqui vivem. Por isso a escolha de Belém como Cidade Criativa da Unesco é tão importante: é mais um passo dado nesse desafio”, disse.
Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a gastronomia de Belém é a expressão máxima da cultura paraense, presente nos mais diversos recantos, de sofisticados restaurantes às barracas de comida de rua. O Encontro das Cidades Criativas é o momento de vivenciar essa experiência e mostrar ao mundo uma diversidade que ganha cada vez mais destaque nas rodas especializadas da cozinha internacional. "Vamos conhecer os açaizais e o chocolate produzido no Combu e mostrar como a gastronomia pode ser um instrumento de preservação da floresta”, afirmou.

Destaque
O coquetel e abertura do Encontro das Cidades Criativas em Belém teve a presença do comitê da Unesco e de 300 convidados, além de show de Márcia Aliverti e Dona Onete e apresentação da Banda da Guarda Municipal, que interpretou repertório do maestro Waldemar Henrique. A capital do Pará é a sexta cidade no mundo a receber o evento da Unesco - a primeira das Américas. As outras foram Gaziantep, na Turquia, em fevereiro de 2016; Phuket, na Tailândia, em abril de 2017; Parma, na Itália, em maio; Bergen, na Noruega, em agosto; e Dénia, na Espanha, em setembro deste ano.
Os representantes da Unesco vieram dos Estados Unidos, Suécia, México, Turquia e Colômbia. Doze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, também estiveram presentes na cerimônia, que teve ainda uma roda de degustação com a participação de restaurantes locais. Os sabores puderam ser conferidos e apreciados enquanto a parte cultural da programação animava os participantes no Palácio Antônio Lemos.
O anúncio de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em dezembro de 2015, deu o pontapé inicial no projeto do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia. Em pleno andamento, o centro, que será gerido pelo Estado e município, vai funcionar como um grande polo destinado a consolidar o saber gastronômico, valorizando o conhecimento e a prática da culinária e transformando Belém em referência internacional do setor. A escola de gastronomia, o laboratório de alimentos e o restaurante vão se conectar para criar um só ambiente de aprendizado, inovação e degustação.
Fonte: Agência Pará

Deixe seu comentário para Encontro de Cidades Criativas da Unesco destaca os sabores de Belém

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos