Especialista destaca incentivo do Governo do Pará à internacionalização do cacau - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Especialista destaca incentivo do Governo do Pará à internacionalização do cacau

Especialista destaca incentivo do Governo do Pará à internacionalização do cacau

A divulgação do potencial da cacauicultura paraense no Brasil e exterior foi um dos destaques do evento, organizado pelo CIN/Fiepa e Sebrae-PA

Uma das mais renomadas conhecedoras de chocolate no planeta, a americana Erin Andrews, ao participar do workshop virtual organizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), disse que a participação dos representantes do Governo do Pará e de produtores segmentos nas feiras internacionais que promovem o cacau e o chocolate serve de inspiração para outros estados amazônicos.

A programação fez parte do Webinário “Norte é o Mundo”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto, que contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Na tarde de quinta-feira (27), o Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau) foi apresentado pelo secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira, durante o debate “Retomada das Feiras Internacionais, Orientação, Preparação e Conquista”. A Sedap foi escolhida para apresentar o Funcacau devido à expansão das ações desenvolvidas pelo governo do Estado para o desenvolvimento da cacauicultura no Pará. O Funcacau foi apresentado como um case de sucesso sobre a internacionalização do cacau e chocolate.

Nesta sexta-feira (28), a equipe responsável pelo Setor de Cacauicultura da Sedap e técnicos da Sedeme voltaram a se reunir, presencialmente, na sede do órgão, com o secretário adjunto e a coordenadora do CIN/Fiepa, Cassandra Lobato, para traçar as estratégicas de internacionalização do cacau. Entre outros pontos, a reunião tratou do incentivo à produção de amêndoas de qualidade para a comercialização, atendendo às especificidades dos mercados nacional e internacional.

Pioneirismo - Ao ressaltar o destaque alcançado pelo cacau e as amêndoas do Pará, Erin Andrews disse que o Estado é um bom exemplo de investimento no chocolate pelo poder público. Profunda conhecedora de chocolate e da cadeia produtiva, Andrews recordou que o Pará foi o Estado pioneiro nas participações de festivais dentro e fora do Brasil, e ressaltou a produção sustentável que envolve o segmento.

“Quando visito esses festivais aproveito para conhecer os produtores, encontrar fornecedores para o meu chocolate. Há bons produtores no Brasil, e é interessante ver o reaproveitamento da casca do cacau para embalar os produtos ofertados. É importante alcançar a sustentabilidade através da embalagem, usando as próprias folhas do cacau”, acrescentou.

Participação em eventos - Na programação, o secretário adjunto Lucas Vieira expôs as participações do Pará em festivais e ressaltou a importância de cada vez mais a Sedap preparar e estimular a participação dos produtores nesses eventos. “Quando levamos um produtor precisamos prepará-lo para que possa ter um melhor proveito daquele evento, e isso já vem sendo feito de maneira mais ampla pelo Estado do Pará. Sentimos a necessidade de aumentar essa capacitação. Então, juntamente com a rede CIN/Fiepa e o Sebrae, desenvolvemos um projeto pra capacitar esse produtor do início até o fim, para que ele possa participar desses festivais e tirar o melhor proveito”, informou.

Segundo ele, uma das mais importantes programações internacionais que o Pará participa é o Salão de Chocolate de Paris (França). “Já é uma agenda do Estado. A gente vem levando produtores de amêndoas de qualidade a Paris, e temos levado também empreendedores do chocolate para expor seus produtos. Isso é muito gratificante. É um trabalho que a gente faz, e ao qual se dedica para mostrar que o Estado do Pará produz de forma sustentável, que temos produtores de excelência, capacitados, e que conseguem participar de rodadas de negócios, saindo de lá com bastante êxito”, destacou o secretário adjunto. (Texto: Rose Barbosa/Agência Pará).

Deixe seu comentário para Especialista destaca incentivo do Governo do Pará à internacionalização do cacau

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos