Estiagem deixa 184 municípios da Bahia em situação de emergência - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Estiagem deixa 184 municípios da Bahia em situação de emergência

Estiagem deixa 184 municípios da Bahia em situação de emergência

Chuva retorna de forma generalizada para o estado a partir do dia 19 de janeiro; confira como fica o tempo em todo o Brasil

Neste início de ano, a chuva retornou para as áreas produtoras do oeste da Bahia, mas muitas áreas já estão amargando quase 20 dias sem chuva significativa. A parte central e norte do estado tem umidade do solo muito baixa e os produtores estão até mesmo perdendo seus animais porque não há água nem para beber. A chuva só volta a ser generalizada para a Bahia a partir do dia 19 de janeiro.

Nesta semana vamos começar a ter o avanço das frentes frias pelo Sul e Sudeste do Brasil. Essa condição, inclusive, deve provocar uma mudança no padrão do comportamento das frentes frias que, na próxima semana, avançam até o norte de Minas Gerais e Bahia. Com isso, as chuvas ao longo da segunda quinzena de janeiro passam a se concentrar sobre o centro-norte do Brasil. A expectativa é que o volume varie de 50 a 70 milímetros acumulados na Bahia.

Nesta terça-feira, 14, o tempo ainda será predominantemente firme no Rio Grande do Sul, mas na quarta-feira, 15, a aproximação de uma frente fria traz temporais com granizo e ventania ao estado.

Na quinta, 16, e sexta-feira,17, o sistema avança para outras áreas do Sul e o Sudeste. No Centro-Oeste e no Tocantins, são esperadas pancadas de chuva isoladas e intercaladas com períodos de sol e calor, com acumulados em 5 dias abaixo dos 25 milímetros. “Para a parte central do Brasil, este tempo mais firme ajuda na colheita”, diz Fábio Luengo, meteorologista da Somar. Por enquanto, não chove de forma significativa no norte de Minas Gerais e Bahia. Já entre Maranhão e Piauí se esperam chuvas em forma de pancadas com cerca de 20 a 30 milímetros.

Nos últimos dez dias de janeiro, a chuva será generalizada e volumosa nas áreas do leste do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além da Bahia. No Rio Grande do Sul há chuva prevista concentrada apenas na metade norte com cerca de 20 a 30 milímetros, mas intercalada com períodos mais prolongados de tempo seco e quente.

Em relação à temperatura, até o meio da semana, as temperaturas máximas ficam acima dos 36ºC entre o centro e oeste do rio Grande do Sul, agravando a situação de pouca chuva neste trecho do estado. Com o avanço de uma nova frente fria no decorrer da semana, a previsão é de redução do calor. Além disso,volta a fazer um pouco de frio de forma momentânea nesta sexta-feira no Sul, mas sem valores muito baixos. Em outras áreas do Brasil o excesso de nuvens não deixa que as máximas subam demais e são esperados valores próximos à média climatológica. Fonte: Canal Rural

Deixe seu comentário para Estiagem deixa 184 municípios da Bahia em situação de emergência

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos