Estufas agrícolas poderão ser gerenciadas por smartphone - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Estufas agrícolas poderão ser gerenciadas por smartphone

Estufas agrícolas poderão ser gerenciadas por smartphone

Quem disse que a agricultura familiar tem de ficar presa a técnicas do passado? Para auxiliar no processo tecnológico e de automação nas pequenas propriedades rurais, dois estudantes estão desenvolvendo, na Universidade de Sorocaba (Uniso), um projeto de automatização de estufa agrícola para atuar desde a irrigação até o resfriamento da estufa. Com isso, será possível fazer o gerenciamento da estufa por meio da plataforma Android.

Sob a orientação do professor Fernando Miranda, os alunos Danilo e Diego Vieira Soares idealizam uma estufa de tamanho real, uma vez que será construído um protótipo de estufa agrícola utilizando equipamentos que simulam situações reais. "Assim, poderemos mapear os equipamentos necessários e seus respectivos preços para a implementação em uma estufa de escala real, para que no futuro nosso projeto possa ajudar os pequenos agricultores", descrevem.

O projeto tem dois propósitos: o primeiro é automatizar a estufa com baixo custo de implementação para suprir a falta de funcionários, já que a agricultura familiar é constituída apenas pelos membros da família.

 

O segundo será o gerenciamento, via Android, que auxiliará o agricultor e manterá todo o controle da automatização. Ele funcionará como suporte para eliminar ou minimizar perdas e ocorrências existentes, ajudar a diminuir a carga do trabalho, possibilitar a melhora e aumento da produtividade e, consequentemente, gerar mais lucros, estimulando o crescimento da agricultura familiar.

 

A partir do desenvolvimento do protótipo, os estudantes utilizarão a ferramenta Arduino Uno, que terá função de capturar, analisar, armazenar os dados e executar tarefas a serem definidas em um sistema de plataforma Android.

De acordo com os alunos, o projeto foi motivado pela falta de interesse dos profissionais de TI em relação a projetos voltados para a agricultura familiar, ainda que este tenha considerada importância e esteja em crescimento. Fonte: G1

Deixe seu comentário para Estufas agrícolas poderão ser gerenciadas por smartphone

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

 Esse mês, por duas vezes em que passei frente às indústrias moageiras de cacau em Ilhéus, no período noturno, as...

Publicidade

Vídeos

Vídeos