Fábrica da Mars em Guararema recebe LEED Gold - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Fábrica da Mars em Guararema recebe LEED Gold

Fábrica da Mars em Guararema recebe LEED Gold
  • 01
  • ★★★★★

Unidade é referência em construção sustentável e foi contemplada por um sistema de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países

Nos últimos meses, a Mars alcançou sua mais recente conquista. E desta vez não falamos das suas já consagradas marcas, mas sim do compromisso da companhia com o meio ambiente e um futuro mais sustentável para todos nós. A nova fábrica de Guararema (SP) foi contemplada com uma das mais rigorosas certificações de construções sustentáveis do Mundo: o Certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no nível Gold. Este é o 5º e mais recente projeto a receber o LEED Gold no Brasil.

"O LEED é uma certificação complexa de se adquirir pois não se resume apenas às práticas sustentáveis no dia a dia dos espaços construídos. A análise vem desde o início da construção, observa gestão de resíduos, uso de energia e água, utilização de materiais recicláveis etc. Alcançar a certificação Gold do LEED é um feito atingido por pouquíssimas indústrias no Brasil. Nos orgulhamos de estar entre estas com a nova unidade fabril da planta de Guararema", comenta Rogério Barreiro, gerente de Engenharia Industrial na unidade brasileira da Mars Wrigley, companhia líder global na produção de chocolates como SNICKERS®, M&M’S® e TWIX® .

"Nossa jornada em busca da certificação LEED Gold começou no gerenciamento da construtora, e passou por pontos como o reuso da água e a adoção de materiais reutilizáveis adequados aos critérios LEED", aponta. Os critérios da certificação analisam o trabalho em 8 áreas: Localização e Transporte; Espaço Sustentável; Eficiência no Uso da Água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; Inovação e Processos; Créditos de Prioridade Regional.

Uma das nossas iniciativas destacadas tanto do ponto de vista da inovação, quanto do consumo de energia foi a implantação do sistema Skylight no telhado da fábrica. Funciona assim: ao mesmo tempo em que ele tem superfície reflexiva, que rebate o calor dos raios de sol, mantendo o ambiente interno mais fresco e diminuindo a exigência energética do sistema de ar condicionado; ele também fornece iluminação através destes mesmos raios de sol, reduzindo em 50% o uso de luz elétrica durante o dia. Lembrando também que nosso sistema de ar condicionado não trabalha com emissão de gases CFC, ponto também valorizado pela certificação", aponta.

"Sobre os recursos hídricos, além do reuso da água durante a construção da nova fábrica, em Guararema possuímos uma Estação de Tratamento de Efluentes e utilizamos a água advinda de cinco poços artesianos distribuídos pela planta. Também se destacam as torneiras automáticas, chuveiro e descargas econômicas em todos os vestiários, garantindo uma economia média de 40% no consumo de água nestes ambientes", complementa.

Para alcançar a categoria LEED Gold, segunda mais alta da instituição, foram necessárias ações ainda mais abrangentes por parte da Mars, como o posicionamento de áreas de fumo afastadas dos escritórios, a redução de área asfaltada para melhor dispersão do calor, a oferta de ônibus fretado aos colaboradores, a instalação de um ponto de ônibus em frente a fábrica, bicicletário, vagas de estacionamento para carros com baixa emissão de poluentes, vagas específicas para funcionários que oferecem caronas aos colegas, entre outras. "Além disso tudo, é importante ressaltar que todos os nossos motores atuantes na fábrica são de alto rendimento, o que também colabora com uma redução de aproximadamente 10% no consumo de energia", aponta.

A melhoria da eficiência energética nas operações diretas e a conquista do certificado LEED Gold é umas das muitas iniciativas implementadas pela Mars dentro do seu plano "Sustentável em Uma Geração" para atingir a meta de redução da emissão de gases de efeito estufa em 27% em toda a sua cadeia de valor até 2025. As diretrizes do plano também contemplam a redução de 50% do uso insustentável de água até 2025. Através do SIGP, como é abreviado o plano, a companhia estabelece ações baseadas na ciência para enfrentar os desafios da agenda de sustentabilidade relativos às áreas em que a empresa pode gerar um impacto maior.

"Acreditamos que a Mars e todo o mercado prosperam apenas quando as pessoas com quem trabalhamos também têm sucesso. E não podemos garantir um futuro próspero para as próximas gerações sem um planeta saudável. Mudanças climáticas, escassez hídrica, pobreza e muitos outros desafios sociais e ambientais impedem que pessoas, comunidades e negócios alcancem todo o seu potencial. Sabemos que é hora de agir urgente e assumir uma nova abordagem. Por isso, lançamos nosso plano ’Sustentável em Uma Geração‘ com metas baseadas em ciência a serem alcançadas em cada setor no curto, médio e longo prazo. A certificação LEED Gold em Guararema vem reforçar que estamos no caminho certo e alinhados aos critérios mais altos do mundo", explica Mariana Lucena, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Wrigley no Brasil.

Para saber mais sobre o plano "Sustentável Em Uma Geração", da Mars, acesse o site mars.com/ sustainability-plan .

Sobre o LEED

Com intuito de promover e estimular práticas de construções sustentáveis, a organização não governamental "United States Green Building" (USGB) criou nos anos 90 um sistema de certificação para construções sustentáveis. Nascia o "Leadership in Energy and Environmental Design", ou LEED, sistema que evoluiu de um mecanismo simples de análise de construções para um abrangente, de padrões inter-relacionados, cobrindo aspectos desde o design e construção até a manutenção e operação dos edifícios. Atualmente é a certificação mais reconhecida e concorrida no Brasil para novas edificações. Dividida em quatro categorias, não possui representantes da indústria brasileira na categoria mais alta (Platinum) e pouquíssimas na segunda principal (Gold). Grupo seleto que, agora, conta com a presença da Mars Wrigley Brasil.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Para mais informações sobre a Mars por favor acesse: http://www.mars.com/brazil/pt

Deixe seu comentário para Fábrica da Mars em Guararema recebe LEED Gold

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Helberte

Sou de Rondônia e somente eu vendi mais de 100 mil mudas cacau Clonal desde de 2016 pra cá. Buscamos colocar nosso cacau em lugares de excelência. Meu contato é 69 999999918

★★★★★ Em 15-10-2020 às 21-36h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos