José Carlos Araújo é aprovado para a embaixada do Brasil na Costa do Marfim - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

José Carlos Araújo é aprovado para a embaixada do Brasil na Costa do Marfim

José Carlos Araújo é aprovado para a embaixada do Brasil na Costa do Marfim

O Plenário do Senado confirmou, nesta quarta-feira (23), a indicação do diplomata José Carlos Araujo Leitão para ser embaixador do Brasil na Costa do Marfim. Foram 37 votos favoráveis a 1 contrário e 1 abstenção. A aprovação da indicação será comunicada oficialmente à Presidência da República.

Araújo ingressou na carreira diplomática em 1976, no mesmo ano em que se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi, entre outros cargos, conselheiro na embaixada no Vaticano, embaixador em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde.

O Brasil reconheceu a independência da Costa do Marfim em 13 de agosto de 1960 e estabeleceu sua embaixada em Abidjã em 1969.

Em 2012, o governo brasileiro adotou medidas de cooperação humanitária para ajudar a Costa do Marfim, afetada por uma guerra civil que durou dois anos. Entre elas, a doação de 2,7 mil kg de medicamentos e insumos hospitalares, em apoio emergencial ao Ministério de Saúde Pública da Costa do Marfim e à Organização Caritas. Há entre os dois países Acordo Cultural e Educacional, em vigor desde 1973. Desde o ano 2000, 57 estudantes da Costa do Marfim participaram do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) mantido pelo Brasil.

Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), José Carlos Leitão apontou o incremento da pauta exportadora como um meio de fortalecer as relações do Brasil com o país. Ele disse que o Brasil fabrica produtos industriais que interessam muito a Costa do Marfim, como os aviões da Embraer e os ônibus da Marcopolo, que “já são realidades traduzidas em compras recentes”.

— Temos produtos de valor agregado dos quais eles precisam, e muito. Caso eu chefie nossa missão diplomática lá, também quero priorizar as relações com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e com a Organização Internacional do Cacau, ambas sediadas em Abidjan, a capital da Costa do Marfim — frisou Leitão.

A relatora substituta da indicação na CRE foi a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Os principais produtos exportados pela Costa do Marfim são cacau, caju e borracha. A pauta de exportação brasileira é mais diversificada, envolvendo mais de 300 produtos, tendo como principais destaques os açúcares, as carnes e maquinário agrícola e automotivo.

Fonte: Agência Senado

Deixe seu comentário para José Carlos Araújo é aprovado para a embaixada do Brasil na Costa do Marfim

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos