Lançado o plano de escoamento da safra 2014/15 - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Lançado o plano de escoamento da safra 2014/15

Lançado o plano de escoamento da safra 2014/15

O governo federal lançou, nesta terça-feira (13), o Plano de Escoamento da Safra 2014/2015, com ações integradas dos ministérios da Agricultura, Portos e Transportes. O plano prevê ações das três pastas para o envio, ao exterior, de parte das 202 milhões de toneladas de grãos produzidas no País.

Entre as ações anunciadas está a utilização de 426 embarcações nas hidrovias Madeira e Tapajós. As barcaças formam o sistema de transporte do chamado Arco Norte, corredor logístico que o governo cria na região para diminuir a pressão no Porto de Santos, principal porta de saída do agronegócio.

O plano prevê, ainda, melhorias na BR-163, cujo trecho entre o Mato Grosso e o Pará foi reformulado. A rodovia é parte do Arco Norte, ao lado das hidrovias. O escoamento da safra também será feito com a otimização dos agendamentos no Porto de Santos.

 

A ministra Kátia Abreu destacou o ritmo de crescimento da produção de grãos na região formada pelos Estados de Maranhão, Piauí, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia (Matopiba), responsável pela alta de 5% esperada para a safra de grãos 2014/15. A ministra, contudo, ressaltou que o aumento não trouxe impacto negativo na logística do agronegócio, que exporta principalmente pelos Portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), em virtude da existência dos terminais de Itaqui (MA) e de Belém (PA).

 

A estimativa é de que, em 2015, o volume do complexo da soja, principal item da pauta de exportação do agronegócio, será 6,2% maior do que no ano passado, alcançando 64,2 milhões de toneladas de soja e farelo. “Nós estamos trabalhando em conjunto e os Ministérios de Transportes e Portos já conhecem os volumes (produzidos) e poderão organizar o escoamento dos portos e as vias”, disse Kátia Abreu. Fonte: Aiba

Deixe seu comentário para Lançado o plano de escoamento da safra 2014/15

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

As preocupações com a próxima safra de cacau no oeste da África levaram os preços futuros da amêndoa a fecharem...

Publicidade

Vídeos

Vídeos