Linhares conta com filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Linhares conta com filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC)

Linhares conta com filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC)

Mais uma conquista importante para os avanços que a Prefeitura de Linhares tem buscado para melhoria da qualidade da amêndoa e retomada da produção de cacau: o município ganhou uma filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que tem sede na Bahia. O CIC busca construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas. A instalação no município foi possível graças a uma parceria entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Águia Branca Encomendas.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que a prefeitura cede à Ceplac um técnico para recebimento das amostras de cacau que serão enviadas para Ilhéus-BA para análise, sem custo de transporte para o produtor. “As análises que os profissionais do laboratório do CIC fazem permitem mais detalhes da qualidade das amêndoas e isso permite ao produtor um retorno onde tem errado ou acertado e o que é necessário fazer para melhorar cada vez mais a produção. Estávamos há meses buscando essa parceria que faz parte de todo o processo de incentivo da prefeitura à qualidade e produtividade no município”, pontuou.

Os resultados obtidos no laboratório do CIC são registrados em um laudo entregue ao produtor e os dados colaboram com a abertura de novos mercados. “Essa parceria nos traz instrumentos para verificar a qualidade da amêndoa, mapeamento do produto no município e, também, permite uma conexão com o mercado comprador, visto que muitas empresas que compram hoje as amêndoas para fazer chocolate buscam diretamente o CIC para verificar os dados do produto”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Segundo o diretor científico do CIC, Cristiano Villela, o CIC e a Ceplac tem uma pauta bem definida de mapear a qualidade do cacau brasileiro, as suas origens, e Linhares como um dos polos produtores do Brasil, era um dos objetivos do CIC ter um centro de coleta para contribuir com esse mapeamento. “O CIC é estratégico em Linhares que é a principal região produtora de cacau do Espírito Santo. Esperamos que os produtores utilizem os serviços do CIC, porque o objetivo maior desse centro é fazer o link entre o mercado comprador de cacau de alto padrão, de alta qualidade com o produtor”, frisou Villela.

O diretor ressaltou que o CIC facilitará a qualificação do cacau e o produtor passará, a partir das informações em mãos, a entender qual o seu produto e negociar em diferentes mercados, principalmente no mercado de cacau especial, o cacau premium. “Esperamos com isso fortalecer a nossa parceria com a Prefeitura de Linhares, grande parceira, assim com a Águia Branca e a Ceplac, que se uniram para fortalecer a cadeia de cacau de Linhares, promovendo assim inovação e trazendo novos horizontes para a produção do fruto”.

Sobre o CIC
O Centro de Inovação do Cacau (CIC), inaugurado em março de 2017, trata-se de um laboratório dedicado para fazer análises de amêndoas de cacau, prestando serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora. São testes de qualidade para detectar defeitos, classificar e avaliar a fermentação, medir o nível de acidez, percentual de gordura, índice de oxidação de gordura e vários outros. A partir de setembro, a ideia é ter também análises sensoriais e formulação de chocolates.

Para o mercado, o ganho é o monitoramento da qualidade do cacau brasileiro. Com laudos em mãos, os produtores de boas amêndoas podem pedir preços mais justos por seus produtos no mercado internacional, sem deixá-los cair no caldo grosso das commodities. Além disso, pode ser feito o controle dos lotes, de acordo com as variedades do cacau e o tipo de fermentação das amêndoas, detalhamento que já acontece no mundo do café especial.

Fonte: Prefeitura de Linhares

Fotos: Felipe Tozatto – Prefeitura de Linhares

Deixe seu comentário para Linhares conta com filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC)

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos