Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Livro aborda novas relações de trabalho no meio rural

Livro aborda novas relações de trabalho no meio rural
  • 01
  • ★★★★★

Já está disponível para venda o livro “As relações sociais e econômicas da nova parceria nas commodities agrícolas”, do professor Valter Alves Nascimento. A obra, que custa R$ 40,00, foi lançada no final de outubro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Ela pode ser adquirida nos Sindicatos Rurais de Ilhéus e Coaraci. Também com o autor, em Itabuna, através dos telefones (73) 99974-1951 ou 99180-8038. Outra opção é a compra pelo site da Editora CRV (www.editoracrv.com.br).
O livro tem o objetivo de debater as relações de trabalho existentes no meio rural brasileiro desde o fim do século XIX, final do império, até 2013, especialmente nas atividades agropecuárias ligadas ao agronegócio e que, em sua grande maioria, vêm usando o trabalho de parceria em substituição às relações de trabalho assalariadas.
Estados como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos, Bahia, Pernambuco, Goiás, Pará, Piauí, ente outros, vêm utilizando a parceria nas culturas de café, cana de açúcar, fumo, algodão, seringueira, cacau, pecuária leiteira e de corte; culturas brancas (milho, arroz, feijão, mandioca, dentre outras).
No sul da Bahia, a parceria vem substituindo o assalariamento nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais, principalmente nas fazendas de cacau e seringueira, desde que iniciou a terceira grande crise da cacauicultura baiana no final da década de 1980.
De acordo com o autor, nas propriedades cacaueiras, um pequeno grupo de produtores rurais vem se destacando no uso de uma nova modalidade de parceria, implementada a partir da promulgação da Lei 11.443/2007. Essa nova modalidade prioriza as variáveis: econômica, social, educacional, ambiental, saúde, infraestrutura, legislação e órgãos de classe. Esse conjunto de variáveis compõe a sustentabilidade dos negócios das fazendas. Ainda segundo ele, essa nova parceria apresenta características capazes de permitir uma convivência saudável entre os parceiros proprietários e trabalhadores.

Sobre o autor
Valter Alves Nascimento é graduado em Ciências Econômicas pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI). Especialista em Administração Rural pela Escola Superior de Lavras (ESAL). Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Ciências Sociais Agricultura, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Também é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCEC/UESC). Coordenador do projeto Economia em Debate do Departamento de Economia da UESC. Membro da Comissão do Estado da Bahia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de associativismo, cooperativismo, relações de trabalho e organização de empresas rurais.

Deixe seu comentário para Livro aborda novas relações de trabalho no meio rural

Já temos 1 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Suely Braga

O livro é uma ótima aquisição para quem trabalha com parceria. Explica muito bem a legislação agrária para parveria, numa linguagem de fácil entendimento. Muito bom.

★★★★★ Em 08-01-2018 às 08-07h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos