Produção de chocolate é ameaçada pela possível escassez de cacau - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Produção de chocolate é ameaçada pela possível escassez de cacau

Produção de chocolate é ameaçada pela possível escassez de cacau

O principal ingrediente pra fabricar chocolate pode faltar na indústria. O repórter Mauro Anchieta explica o porquê desse desequilíbrio entre o consumo e a produção.

 

De mordida em mordida, países emergentes como Brasil, Índia e China comem cada vez mais chocolate. A produção de cacau, por sua vez, não tem acompanhado esse crescimento.

 

A seca maltrata as plantações da África Ocidental, de onde sai a maior parte da fruta.

 

No ano passado, o mundo consumiu mais cacau do que produziu. Daí a previsão nada otimista de dois dos maiores fabricantes de chocolate do planeta: daqui a seis anos essa diferença pode chegar a dois milhões de toneladas e comprometer seriamente a produção do doce.

 

O Brasil é apenas o quarto produtor de cacau do mundo e importa matéria-prima. O sul da Bahia ainda tem a maior área plantada, mas, por causa de uma praga na lavoura, colhe hoje menos da metade do que há 20 anos. Depois da crise dos anos 90, algumas fazendas retomaram o plantio e agora apostam também na fabricação de chocolates finos.

 

É um chocolate de sabor bem mais encorpado, mais forte. Em alguns deles, a concentração de cacau chega a 70%, o triplo do que a gente normalmente encontra na maioria dos chocolates que estão no mercado. O chocolate fino ou gourmet produzido no Brasil é um produto relativamente novo e que está começando a conquistar seu espaço. Os produtores baianos, por exemplo, já vendem para quatro estados.

 

"Representa uma cadeia, um conglomerado de pequenas indústrias e de pequenos produtores que começam a agregar valor ao seu produto, assim como o francês faz com sua uva", explica José Carlos Maltez, presidente Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate da Bahia.

 

Um pesquisador da Ceplac, órgão brasileiro de pesquisa e apoio à lavoura do cacau, admite que o mundo pode sofrer uma crise de abastecimento, mas não é tão pessimista.

 

"Eu acho que em um dado momento esse déficit vai acontecer, mas que ele será rapidamente reparado por investimentos nas áreas com melhores possibilidades de ampliar a produção de cacau", diz Adonias de Castro, pesquisador Ceplac. Fonte: G1

Deixe seu comentário para Produção de chocolate é ameaçada pela possível escassez de cacau

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

As preocupações com a próxima safra de cacau no oeste da África levaram os preços futuros da amêndoa a fecharem...

Publicidade

Vídeos

Vídeos