Resultado final do I Concurso Nacional de Qualidade de Cacau - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Resultado final do I Concurso Nacional de Qualidade de Cacau

Resultado final do I Concurso Nacional de Qualidade de Cacau

esta sexta (22/02) aconteceu o Resultado final do I Concurso Nacional de Qualidade de Cacau no auditório do Sebrae em Ilhéus (BA). Estiveram presentes todos os finalistas da competição e também importantes autoridades e representantes da cadeia produtiva do cacau.

O Concurso foi criado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil, um grupo formado por pesquisadores e especialistas em cacau e chocolate composto por diversas instituições técnicas como CEPLAC, CIC, Olam, Barry entre outras instituições. Este grupo tem como foco a promoção de uma cultura de qualidade voltada para cadeia do cacau, visando fomentar concursos e competições nacionais e regionais.

Cristiano Villela, presidente do comitê, aponta que o objetivo do concurso foi incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil. E também poder divulgar o cacau a partir dos chocolates especiais e promover este segmento junto aos consumidores.

O lançamento da competição ocorreu no dia 17 de setembro de 2018 e foi dividido em 3 etapas. A fase 01 com a Análise físico-química das amostras, realizadas no laboratório de classificação do Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus – BA. A fase 02 com a análise química e sensorial de liquor realizada pelo comitê técnico, formado por técnicos especialistas do CIC, CEPLAC, Barry Callebault, Nestlé, OLAM , ABI, entre outros. E por fim, a degustação dos chocolates feita por 15 jurados convidados de grande peso do cenário de chocolate do Brasil, como Claudia Schultz, Luciana Lobo, Diego Badaró, Lucas Corazza e chefs como Helena Rizzo e Carolina Oda.

O resultado do concurso foi obtido a partir da média elaborada em que 70% foi proveniente dos resultados das amostras de liquor e chocolate dos jurados técnicos, 15% para os chocolates degustados pelo júri convidado, e 15% a partir de um questionário de sustentabilidade. Foram 54 inscritos no Concurso, e desses, 22 amostras foram selecionadas de todo o Brasil e 6 fazendas premiadas. As amêndoas foram divididas em duas categorias: a Blend, que é composta por lotes de amêndoas de cacau de mistura de híbridos ou variedade genética e Cacau varietal especial, composta por lotes de amêndoas de cacau de uma única variedade genética.

As amostras mais bem avaliadas da competição foram encaminhadas para o Salão do Chocolate de Paris.

Abaixo, confira os ganhadores do Concurso:

Na Categoria Varietal os ganhadores foram:

1º Márcia Fonseca – Faz. Santa Clara / ES – Variedade SJ02;

2º Rogério Kamei – Faz. Bonança / BA – Variedade BN34;

3º João Tavares – Faz. Leolinda / BA – Variedade Catongo;

Na Categorial Blend, os ganhadores foram:

1º Ervino Gutzeit – Faz. Panorama / PA;

2º Elci Gutzeit – Faz. Bom Tempo / PA;

3º Gleibe Luís – Faz. Maria Glória / BA;

Fonte: CIC

Deixe seu comentário para Resultado final do I Concurso Nacional de Qualidade de Cacau

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos