Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação conhece instalações da CEPLAC/MAPA - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação conhece instalações da CEPLAC/MAPA

Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação conhece instalações da CEPLAC/MAPA

Nos dias 4 e 5 desse mês, a CEPLAC/MAPA recebeu a visita do Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, acompanhado do Diretor da Ceplac em Exercício, Manfred Muller. Essa nova Secretaria faz parte do Ministério da Agricultura e tem por objetivo articular, facilitar, promover e alinhar a inovação voltada para o desenvolvimento rural, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), das empresas de pesquisa agropecuária estaduais, instituições federais de ensino e de apoio financeiro à pesquisa.

O Secretário Fernando Camargo, veio ao Sul da Bahia pela primeira vez para apresentar essa nova Secretaria do MAPA, bem como conhecer as atividades e pesquisas desenvolvidas pela CEPLAC/MAPA. Ele foi recepcionado em uma reunião pelo Superintendente Carlos Alexandre Brandão, o Chefe de Planejamento Antonio Zugaib e demais presentes, José Marques, Antonio Fernando, Geraldo Meireles, Moacy Junior, Afrânio Freitas, João Henrique, José Bezerra, Erivaldo de Souza e Ubiratan Bezerra.

Durante os dois dias de visita, o Secretário cumpriu a seguinte programação: visita ao Centro de Pesquisa e Extensão Rural – CEPEX, no qual o Chefe do Serviço de Pesquisa, José Marques e o Agrônomo Extensionista, Antônio Fernando, apresentaram as estruturas e os principais destaques, ações relevantes e desafios da pesquisa e extensão na CEPLAC/MAPA.

Conheceu também os laboratórios da Instituição e suas respectivas atividades: Laboratório Molecular e Melhoramento Genético do Cacaueiro; Laboratório de Solos; Fisiologia Vegetal; Unidade de Biocontrole; Núcleo de Apicultura; Fábrica de Chocolate e a área experimental de Sistemas Agroflorestais (SAF), consórcio entre Cacau e Seringueira.

De acordo com o Secretário Fernando Camargo, essa nova secretaria irá auxiliar a instituição com novos estímulos, como irrigação, biotecnologia e nanotecnologia, pois, há grande tecnologia nos centros das empresas e a CEPLAC/MAPA pode ser considerada na região como a casa do conhecimento.

Além da proposta de mudanças de paradgmas tecnológicos e inovação, um dos pilares é conseguir que o produto ceplaqueano seja diferenciado e a produtividade aumente; para isso, é preciso inovar.

Para a inovação acontecer e a CEPLAC continuar auxiliando os produtores, fomentando o desenvolvimento da região, incentivando a pesquisa e produzindo novos clones mais resistentes com alta produtividade, ampliando e criando novas parcerias.

Segundo o Secretário Fernando Camargo, “temos que ampliar as parcerias com a academia, com a iniciativa privada, com centros internacionais de pesquisa e com os produtores. Acredito que só assim teremos eficiência e, captação de recursos para produção de pesquisa e Assistência Técnica Rural (ATER)”.

Em entrevista o Secretário afirmou que queria conhecer em profundidade e entender melhor a CEPLAC num momento de transição. “Eu vim tranquilizar a todos e dizer que mediante o que vi, fiquei muito satisfeito com a missão e o desempenho da CEPLAC e, sobretudo com o alto grau de comprometimento com a Instituição que percebi em seus servidores, uma vez que mesmo antigos de casa mantém a chama acesa da responsabilidade, fazem o exercício das boas práticas científicas certificadas e reconhecidas”.

Destacou ainda que é preciso remar na mesma direção e somar esforços para que as tecnologias cheguem aos produtores na ponta. “As novas tecnologias de comunicação estão nos oferecendo oportunidades de racionalizar e atingir objetivos de forma bem prática e econômica. Temos que ser criativos e utilizar internet, youtube, facebook, twitter, instagram etc. Esse é o futuro, que pode compensar a carência de pessoal e recursos. Toda inovação na área nos será muito bem vinda”.

O Superintendente Alexandre Brandão ressaltou a importância da visita e os novos estímulos relacionados à pesquisa e extensão rural.

“A CEPLAC é reconhecida internacionalmente pela sua excelência, em muitos dos municípios da Região Cacaueira é a única presença do Estado fomentando a agricultura. A vinda do secretario para um diagnóstico in loco, demonstra o interesse do MAPA em fortalecer essa instituição que é imprescindível para o desenvolvimento das regiões produtoras de cacau ”, afirma o Superintendente. Destacou ainda que essa visita trouxe novas perspectivas tecnológicas e inovadoras para a instituição.

Ao fim da visita, o Secretário agradeceu a acolhida de todos e acrescentou que podem contar com ele para incentivo em inovação e pesquisa. Destacou ainda que os desafios podem surgir, mas que isso não será um problema, pois a instituição continuará sendo o que ela sempre foi, a casa do conhecimento. Fonte: Ceplac 

Deixe seu comentário para Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação conhece instalações da CEPLAC/MAPA

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos