Sindicatos regionais do Sul da Bahia reúnem-se com Ministério do Trabalho para entender as exigências de fiscalização nas fazendas de Cacau. - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Sindicatos regionais do Sul da Bahia reúnem-se com Ministério do Trabalho para entender as exigências de fiscalização nas fazendas de Cacau.

Sindicatos regionais do Sul da Bahia reúnem-se com Ministério do Trabalho para entender as exigências de fiscalização nas fazendas de Cacau.
  • 04
  • ★★★★

A convite do sindicado rural de Ilhéus-Ba, na pessoa do presidente Milton Andrade, representantes do ministério do trabalho reuniram-se com os diretores de sindicatos rurais da região sul Bahia. Na oportunidade o auditor Daniel Fiuza, explanou em detalhes, quais os requisitos necessários para uma propriedade rural apresentar-se no enquadramento dos critérios exigidos pelo MT. O representante entregou aos sindicalistas uma apostila, contendo todas as instruções onde relatam em detalhes o entendimento legal da relação de parceria agrícola, modalidade esta, onde registram-se as maiores divergências nas auditorias.

As fiscalizações do MT foram intensificadas nos últimos meses, deixando apreensivos os produtores de cacau. Na grande maioria das propriedades fiscalizadas, foram encontradas diversas inconformidades com a legislação trabalhista.   

O alvo principal do MT centraliza nos rumores da existência de mão de obra escrava e no trabalho infantil nas lavouras, além de enfatizarem a necessidade do contratante ou empregador, oferecer condições dignas de trabalho e moradia para o empregado ou parceiro rural.

O intenso debate entre os representantes da classe produtora e os auditores do MT, resultou no entendimento de um prazo para tentativa de adequação dos procedimentos nas propriedades rurais. Os fazendeiros de cacau mostraram-se bastantes preocupados, visto a falta de recursos financeiros, além de reclamarem do curto intervalo de tempo para implementar o prdrão exigido.  “Teremos um breve tempo para nos adequar às exigências”, afirmou Milton Andrade, ressaltando que essa não será uma tarefa fácil. Comentou ainda que os auditores voltarão a ativa em janeiro próximo, para realizar as verificações.

Apesar de algumas iniciativas animadoras pontuais no setor, os produtores de cacau convivem há mais de vinte anos com uma grave crise, instituída desde o surgimento da doença vassoura-de-bruxa.  

Também participaram da reunião, alguns juristas especializados e componentes de empresas que trabalham auxiliando para a formatação do modelo ideal exigido pelo MT. Aos interessados, segue a referência da empresa AF AMBIENTAL, contato: 73-3634-9402 / 73-99147-9271.

Fonte: mercadodocacau

Deixe seu comentário para Sindicatos regionais do Sul da Bahia reúnem-se com Ministério do Trabalho para entender as exigências de fiscalização nas fazendas de Cacau.

Já temos 4 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Antonio Carlos Martins Maia

Interessante que as lavouras de cacau estam a anos atravessando uma das maiores crises financeiras e produtivas. Não entendo como pode haver trabalho escravo se os fazendeiros estam fazendo parceria para colherem o cacau. O que falta em todo colegiado nosso é representatividade que não existe que não existe . Temos uma representação que em.nada é a mesma coisa. Só figura simbólica para a nossa classe

★★★★★ Em 18-10-2019 às 21-03h Responder 5

Resposta de Maria Urania Costa Silva

E se for na agricultura familiar onde todos trabalham? Como fica a fiscalização inclusive com filhos, netos,sobrinhos de menores? Todos temos q dá a nossa contribuição.

★★★★★ Em 10-10-2019 às 14-23h Responder 5

Resposta de Marco Antonio Chompanidis

O tema é de extrema importancia na minha opinião. Entendo como válido o cuidado com as condições de trabalho nas fazendas . Devam ser minimamente dignas, mas é importante o agricultor ter tempo e recursos disponiveis para as devidas adequações!

★★★★★ Em 10-10-2019 às 10-31h Responder 5

Resposta de JOSELY SPÓSITO DE ARAÚJO

Gostaria que divulgassem a apostilha comentada no texto Grato JOSELY

★★★★ Em 10-10-2019 às 06-15h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos