Sistema de poda e tutoramento aumenta produtividade do cacau - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Sistema de poda e tutoramento aumenta produtividade do cacau

Sistema de poda e tutoramento aumenta produtividade do cacau
  • 02
  • ★★★★

Técnica conhecida como candelabro é testada por pesquisadores da Ceplac

Pesquisadores do Centro de Pesquisa do Cacau da Ceplac testam técnica de poda e tutoramento que aumenta o número de plantas por hectare e, consequentemente, a produtividade. Os pesquisadores obtiveram resultados favoráveis com o uso da técnica no cacaueiro, também conhecido como sistema candelabro pela aparência que a planta apresenta.

Este sistema de manejo, desenvolvido no semiárido da Bahia, permite o gerenciamento da planta buscando o equilíbrio entre a parte vegetativa e a parte frutífera da planta.

De acordo com os pesquisadores do centro, George Andrade Sodré e José Basílio Vieira Leite, este manejo tem se mostrado adequado para plantas de pequeno porte, com plantio com densidade acima de 1.600 plantas por hectare.

O cultivo candelabro, de acordo com os pesquisadores, apresenta potencial para a produção intensiva comercial de cacaueiros. Entretanto, necessita ser validado em áreas maiores e também precisa da realização de estudos de viabilidade econômica, definição de clores, mecanização da poda e outras práticas associadas ao uso do sistema. Fonte: Ministério da Agricultura

Deixe seu comentário para Sistema de poda e tutoramento aumenta produtividade do cacau

Já temos 2 Comentário(s)! Deixe o Seu :)

Resposta de Altamir Silva Brito

Amigos Sou do Rio de Janeiro Preciso plantar cacau nascir na Bahia em Camacan e já estou no Rio há 30 anos E descobri que aqui a terra e Boa pra Cacau. Preciso conseguir com alguém ou algum fazendeiro frutos do cacau só assim Eu conseguiria fazer mudas aqui mas aqui é difícil principalmente cacau híbridos roxo amarelo e outros mais gostaria de curtia os gastos dos frutos uns 30 mais ou menos e também dos Correios. Pode me mandar e_mail contato@artnobre.com ou Whatsapp 21981447444. Aguardo o contato de alguém grato.

★★★★★ Em 25-02-2019 às 16-40h Responder 5

Resposta de Débora Teles Mendes

Gostei muito, más queria ver fotos

★★★ Em 12-12-2018 às 14-39h Responder 5
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos