Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

COMO FUNCIONA UMA CURADORIA ?

Esta pergunta é frequente e muito oportuna; vem comigo!. Primeiro: tem que ter algo precisando de proteção. Temos isso; é o patrimônio construído com recursos retidos da cacauicultura que estando tutelado pela CEPLAC, está sendo jogado fora, perdido!. Segundo: encontrando a documentação desse patrimônio e dando publicidade -foi publicado na lista do cacau- convencionou-se, que todos os listeiros e todos cacauicultores são conselheiros curadores.

Todos os listeiros, cacauicultrores e habitantes do sul da Bahia, tomam conta do patrimônio construído com a retenção. Até aqui, é um grande passo. Mesmo que tudo não passe daqui, muito foi feito. O desmanche desse patrimônio não pode mais ser feito na surdina, na calada da noite; moralmente não!! Eu, você, alguém, outrem, fulano e sicrano sabemos que existe, como e onde está, e é reivindicado pela Curadoria. Moralmente ninguém mais pode mexer nesse patrimônio sem consultar você!, meu caro Conselheiro Curador.

Esta é a essência do funcionamento da Curadoria, é tomar conta desta montanha de dinheiro que esta escorrendo, sendo perdida, se depreciando, que virou um estorvo para a CEPLAC. A CEPLAC não só sente que lhe é oneroso tal fardo, como já agiu várias vezes para se desfazer desse fardo, sendo, o caso da dação do CEPEC para a UFSB o mais escandaloso de todos. Pronto! estamos funcionando. Simples assim.

Todo esse dinheiro foi deixado guardado por nossos avós, pais e por nós mesmos. Independente de quantidade, desde quem tinha 1 cacaueiro no quintal de casa, até... todos participaram da retenção. A Curadoria reivindica esse patrimônio para que seja possível ser usado em benefício dos cacauicultores.

Nada será vendido e se for o caso, a CEPLAC pode continuar funcionando e usando os prédios. O conselho Curador, após resguardar os bens, usará quanto for necessário para lastrear financiamentos para os cacauicultores. Será um fundo e não se criará nenhuma taxação, nenhuma retenção, nenhum imposto. A Curadoria cria o fundo usando dinheiro velho, dinheiro parado, dinheiro que foi poupado pela geração passada.

Agora! veja a piada: e tem gente que acha que o certo é a CEPLAC jogar tudo isso fora. Senhores(as), se a dívida dos cacauicultores é por aí uns 600 milhões e como é sabido que tem diretor da Petrobrás que confessou ter em conta mais de 200 milhões, vamos ponderar:

Cordiais saudações,
Coronel Xela.

*texto originado na lista do cacau, transposto para esta coluna com as adequações devidas nas posições dos parágrafos, para espaçar melhor e assim facilitar a leitura nesse molde, isso feito com autorização do autor do mesmo, o Sr. Coronel Xela, a quem o IPC agradece. 

 

TEXTO ESPRESSA A OPINIÃO DO AUTOR E É DE RESPONSABILIDADE DO MESMO 

Deixe seu Comentário em COMO FUNCIONA UMA CURADORIA ?:

Sua participação é muito importante para nós!

Colunas Relacionadas

  • 18 OUT

Caros leitores do da coluna do IPC no MERCADO do CACAU; O IPC, através do seu presidente, Dorcas Guimarães Espírito Santo,...

  • 03 OUT

A vida é bem simples, simpleszinha até demais; resume-se a cara ou coroa. Alguns gritarão a terceira via e a...

  • 29 JUN

O cacauicultor não conhece a CEPLAC! No passado, havia um "casamento" perfeito,entre Cacauicultor e CEPLAC, onde a "Dona" CEPLAC cumpria seu...

Publicidade

Vídeos

Vídeos