Feliz Ano Novo, Cacau! - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Feliz Ano Novo, Cacau!

Finalmente 2020 acabou!

É o que a grande maioria das pessoas no mundo exclamou no dia 31/12/20 dando as boas-vindas ao Ano Novo.

Bem, não sei se é muito assim, uma vez que o tempo é uma invenção do homem, apenas relativizando nossa sensação de começo e fim de um ciclo, certo?

Na realidade o tempo é contínuo e sendo assim, o que vivemos em 2020 será continuado em 2021. Claro que com mais esperança de dias menos conturbados e soluções para muitos dos problemas que vivemos no ano que passou, assim esperamos.

Mas será que é assim para nós que trabalhamos com a terra e agricultura?

Creio que temos sim uma relação bem concreta com o calendário. Nossa cartilha de atividades agrícolas é regida pelo tempo e amarradas a um calendário que nos oferece uma visão de futuro, de metas a serem atingidas e, acima de tudo, nos dá um propósito!

Essa relação do homem do campo com a natureza e como ela rege nosso tempo é a razão de viver de muita gente no Brasil e no mundo, muitas vezes pouco compreendida e pouco valorizada pelo homem urbano, mas a cada dia mais importante para a vida do planeta.

O Cacau, como qualquer outra cultura tem suas necessidades de tratos amarradas a datas e períodos específicos a cada ano, que devem ser respeitadas e entendidas pelo agricultor para que ele possa ajudar suas roças a serem o mais produtivas possível.

E quando nos debruçamos sobre o calendário agrícola do “Ano Novo” é impossível não sonhar com um ano de mais produtividade, mais rentabilidade e de melhoria da qualidade de nossas produções. Isso é o combustível do agricultor, o que traz a energia para seguir enfrentando os desafios constantes da agricultura e a motivação para trabalhar a terra com dedicação.

Enfim, nos traz um sentimento de esperança!

O Cacau na Bahia passou por momentos difíceis por muito tempo, mas já vemos nossa região se transformando, com o agricultor olhando para as possibilidades de cacau de qualidade e de mercados de nicho de cacau fino e de alto padrão. Além da verticalização das produções do cacau sendo transformadas em produtos como nibs, manteiga, chocolate e outros. Sem esquecer o olhar de preservação e valorização de nossos biomas como as lindas Cabrucas.

Mais esperança de dias melhores e mais motivação para olhar prá frente, não esquecendo o que passamos, mas usando tudo que aprendemos para não cometer os mesmos erros e perseguir um futuro melhor para a cacauicultura, agora mais madura, modernizada e com qualidade muito superior!

 Ano Novo, para nós que produzimos cacau e somos apaixonados por essa atividade, tem sim um significado! É o momento de renovar a Esperança, sonhando sempre com o melhor!

Feliz Ano Novo, Cacau!

Tuta Aquino

@valepotumuju

@baianichocolates

Deixe seu Comentário em Feliz Ano Novo, Cacau!:

Sua participação é muito importante para nós!

Colunas Relacionadas

  • 13 JAN

Juliana e Tuta Aquino @baianichocolates e @valepotumuju Janeiro 2021 Foi bom começar nossa coluna aqui no Mercado do Cacau com a definição do...

  • 01 DEZ

Nada como começar um projeto por sua definição, não é?  Só que definição, aquela fechada de dicionário, é uma coisa...

Publicidade

Vídeos

Vídeos