Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Não desistimos! Continuamos na luta! Precisamos de todos!

Apesar dos mal tratos seguidos e continuados dos Governos Federal e Estadual da era petista, contra essa importante e histórica lavoura, ainda vale a pena se reverenciar tão importante data comemorativa, até mesmo para nos solidarizarmos aos espoliados produtores, que vivenciam tempos de eterna agonia e desespero, decorrentes do desconhecimento talvez “proposital”, do quanto eles fizeram e contribuíram para o desenvolvimento da região como um todo, pois até os anos 60 a lavoura do cacau, respondia por 60% dos recursos do Estado. A região sul da Bahia está hoje mergulhada numa crise sem precedentes, vítima de um hediondo terrorismo biológico que foi a disseminação da Vassoura de Bruxa, um fato comprovado em relatório feito pela Polícia Federal, que nem por isso, mobilizou os governos que aí estão para uma apuração e providencias cabíveis, muito pelo contrário, os governos, atiçam e põem fogo na questão, incentivando invasões em áreas produtivas, regularizadas e tituladas pelos vários Governos petistas do Estado da Bahia, após tramitações que obedeceram aos ritos legais.

Esses mesmos governos a que nos referimos descumprem também acintosamente os mandados de reintegração de posse emanados do Poder Judiciário, e nada, absolutamente nada acontece, nos dando a certeza de que, uma possível “FAIXA DE GAZA”, está se estabelecendo na região e de consequências imprevisíveis. O Brasil precisa tomar conhecimento, ter consciência dos fatos que se sucedem e que estão sendo impostos à outrora pujante região do cacau da Bahia, que entre muitos malefícios sofridos, destaca-se o desastre ambiental instalado e o caos social que se assiste na região, após os trezentos mil desempregados diretos e a fuga do homem do campo (oitocentas mil e hum milhão de pessoas – homens, mulheres e crianças, que hoje habitam as periferias insalubres das cidades e nas margens das rodovias).

No entanto, todos esses dissabores, não nos impedem de contar nesse dia 26 de março, DIA DO CACAU, um pouco da história sobre o valiosíssimo produto, também conhecido como o “manjar dos deuses”!

O nome científico do cacau é Theobroma Cacao, que em grego significa "alimento dos deuses", espécie nativa da floresta tropical úmida americana, que teve sua origem, provavelmente, nas nascentes dos rios Amazonas e Orenoco, depois ultrapassou os Andes, atingindo Venezuela, Colômbia, Equador, países da América Central, México e também o Brasil ao longo do rio Amazonas.

DIRETORIA DO IPC

 

O texto expressa a opinião do colunista e é de responsabildiade do autor. 

Deixe seu Comentário em Não desistimos! Continuamos na luta! Precisamos de todos!:

Sua participação é muito importante para nós!

Colunas Relacionadas

  • 18 OUT

Caros leitores do da coluna do IPC no MERCADO do CACAU; O IPC, através do seu presidente, Dorcas Guimarães Espírito Santo,...

  • 03 OUT

A vida é bem simples, simpleszinha até demais; resume-se a cara ou coroa. Alguns gritarão a terceira via e a...

  • 14 SET

Esta pergunta é frequente e muito oportuna; vem comigo!. Primeiro: tem que ter algo precisando de proteção. Temos isso; é...

Publicidade

Vídeos

Vídeos