Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Quais as opções de chocolates gourmets para os transformadores no Brasil?

O consumidor brasileiro está conhecendo cada vez mais o bom e verdadeiro chocolate, puro do cacau, feito com cacau selecionado e com controles de qualidade em todos os processos, da amêndoa de cacau até a barra de chocolate. Isto era muito raro no Brasil há 7 anos. Hoje estes produtos já estão disponíveis em barras de consumo individual em empórios, supermercados gourmets e até lojas de produtos naturais, já que o cacau é um superalimento.

Pois bem, e os “chocolatiers” e transformadores têm quais opções para trabalhar em termos de chocolate gourmet? Eu diria que apenas uma disponível no mercado: a Barry Callebaut. Já trabalhei muito e ainda trabalho com a Callebaut, são produtos excelentes, mas adoraria ter mais opções em termos de fabricantes. Quando morei na Austrália há 15 anos, tinha opção de escolha e fazia minhas sobremesas com diversos tipos e marcas de chocolate. Cada um se adequava a uma receita e tinha lugar para todos.

Muitos chocolatiers brasileiros com quem converso têm demostrado o interesse em trabalhar com chocolates nacionais de qualidade e perguntam porque estes novos fabricantes do “bean-to-bar” focam apenas no consumidor final. “Uma pena!”, eles dizem. Sei que é o início de uma longa jornada, envolve muitos fatores, mas expresso aqui a opinião de diversos chocolatiers com quem conversei.

Fiz um especial de páscoa para uma produtora estes dias e tive que mencionar as marcas de chocolates que eu indicava para se trabalhar. Obviamente estas marcas deveriam estar à venda em alguma loja de confeitaria direcionada aos transformadores, fiquei sem opção, indiquei apenas uma. É incrível que não haja em São Paulo uma loja especializada em confeitaria/chocolateria que venda chocolate sem gordura fracionada que não seja da marca Callebaut.

Tive a oportunidade de trabalhar com chocolates na versão de 1kg de fabricantes brasileiros como: AMMA, Mendoá, Sagarana e Chokolah. Cada marca e cada versão tem sua particularidade, mas no geral são excelentes opções, exceto o preço. Não vou falar aqui da questão preço porque sei que todos estão batalhando para tornarem viável a venda para os transformados.

Coloco-me aqui a disposição para ajudar no desenvolvimento deste mercado, temos ótimos chocolates 100% brasileiros, excelentes produtores, mas temos que viabilizar comercialmente a chegada destes produtos para os transformadores!!

O texto expressa exclusivamente a opinião do colunista e é de responsabilidade do autor 

Deixe seu Comentário em Quais as opções de chocolates gourmets para os transformadores no Brasil?:

Sua participação é muito importante para nós!

Colunas Relacionadas

  • 26 JAN

Se voce não acredita que chocolate amargo faz bem à saúde, aqui vai a minha explicação. O chocolate amargo gourmet, que...

  • 11 JAN

Voce sabe a diferença de um “Chocolatier” e um “Chocolate Maker”? Vale aqui uma explicação.O “Chocolatier” ou “Chocolatiére” (no feminino)...

Publicidade

Vídeos

Vídeos